Rio Grande do Norte, G1

[ad_1]


Manifestação dos trabalhadores acontecia há mais de 20 dias no estado. Acordo feito com governo do RN prevê reajuste a partir de 2025 e mudança nas cargas horárias. Cartazes com anuncio da greve no Hospital Walfredo Gurgel, o maior do RN
Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi/Arquivo
Os servidores da saúde no Rio Grande do Norte encerraram nesta quinta-feira (25) a greve da categoria, que havia sido iniciada no dia 3 de abril. Com isso, os trabalhadores voltam ao serviço a partir desta sexta-feira (26), segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do RN (Sindsaúde).
Os servidores aceitaram a proposta do governo do Rio Grande do Norte, após mais de 20 dias de negociação. A reunião foi com o secretário estadual de Administração (Sead), Pedro Lopes.
A proposta foi de reajuste de 4,6% em janeiro de 2025, aplicação do cálculo da inflação em abril de 2025, aumento de 2% em janeiro de 2026 e nova aplicação do cálculo da inflação em abril de 2026.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
Após a reunião, a maioria dos servidores decidiu encerrar a greve na assembleia do Sindsaúde. Em nota, o sindicato informou que a avaliação da categoria é de que essa é “uma proposta possível” e “que atende diversos pontos da pauta de reivindicações”.
Segundo o Sindicato, o governo se comprometeu ainda a aumentar, a partir deste ano, a carga horária de 30h para 40h, sendo 30% dos servidores em junho; 20% em dezembro; e 20% em maio de 2025.
LEIA TAMBÉM
WALFREDO GURGEL: Servidores denunciam falta de insumos no maior hospital público do RN
Outro acordo feito na reunião, segundo o Sindsaúde, foi para o pagamento de cerca de R$ 8 milhões referentes ao passivo de 2023, que serão pagos a partir de junho deste ano – cerca de R$ 400 mil por mês até outubro, com o restante sendo quitado em novembro e dezembro.
A negociação também terminou com a promessa de que o governo do RN vai abrir diálogo com o Ministério da Saúde, em maio deste ano, para a aplicação do piso da enfermagem para os servidores aposentados.
Secretaria de Saúde do RN fala sobre falta de insumos no Walfredo Gurgel
O governo do RN se comprometeu ainda a enviar dois projetos de leis para a Assembleia Legislativa, sendo um para que o plantão eventual integre a base de cálculo da gratificação natalina, e o outro para alterar a lei do reenquadramento pelo tempo de serviço para os servidores com mais de 30 anos, com previsão para ser implementado em maio de 2025.
Houve ainda, segundo o sindicato, implantação do piso da radiologia na mesma metodologia do piso da enfermagem, com paridade em maio de 2025, considerando sempre dois salários mínimos atualizados.
Vídeos mais assistidos do g1 RN

[ad_2]

G1

Notícias

Indonésia, Republika, Indonésio

[ad_1] REPUBLIKA.CO.ID, JAKARTA — Direktur Jenderal Bea dan Cukai Kementerian Keuangan Askolani buka suara soal tingginya sanksi administrasi barang impor. Dia menjelaskan besaran sanksi administrasi

Indonésia, Indo Pos, Indonésio

[ad_1] Harianjogja.com, DEPOK—Ombudsman Republik Indonesia (ORI) DIY meminta masyarakat untuk melapor jika menemui tiang-tiang kabel yang tampak semrawut. Laporan-laporan yang datang dari masyarakat ini akan

Hong Kong, South China Morning Post, Inglês

[ad_1] Hong Kong authorities will step up enforcement on illegal ride-hailing services and rogue taxi drivers over the coming Labour Day “golden week” holiday, while

Tailândia, Business Day News, Tailandês

[ad_1] มูลนิธิสุญญตาวิหารเผยหลักสูตรการดับทุกข์สำหรับผู้บริหารระดับสูงรุ่นแรก มีผู้สนใจในช่วงสองอย่างล้นหลาม รองประธานมูลนิธิฯเผยมีทั้งอดีตรัฐมนตรี อดีต สว. และอดีตปลัดกระทรวง สนใจ ชี้หลักสูตรนี้เหมาะกับโลกในยุคปัจจุบัน นายสมชาย เลิศด้วยลาภ รองประธานมูลนิธิสุญญตาวิหาร เปิดเผยว่าด้วยสถานการณ์ปัจจุบันสิ่งที่เกิดขึ้นทั้งในประเทศไทยและในโลก ทั้งปัญหาสังคม ปัญหาเศรษฐกิจ ปัญหาทุกอย่างอีกมากมายที่เกิดขึ้น สำหรับผู้บริหารจะมีการรับรู้และรับผิดชอบมากกว่าบุคคลทั่วไป ทั้งผู้บริหารหน่วยงานภาครัฐ และผู้บริหารหน่วยงานภาคเอกชน โดยทุกข์ที่เกิดขึ้นนั้น เกิดเพราะความรับผิดชอบที่มีต่อตัวเอง หน่วยงานและสังคม รวมถึงประเทศการเป็นทุกข์สำหรับผู้บริหารแล้ว มักจะไม่สามารถบอกหรือปรึกษาใครได้ เพราะความน่าเชื่อถือและความคาดหวังของคนในองค์กร