Angola, Expansão, Português

[ad_1]

O preço do cimento subiu 41,6% nos últimos 12 meses, sendo o produto da classe dos materiais da construção, a par do aglomerante, que mais aumentou de preços no período, segundo dados do Índice de Preços dos Materiais de Construção (IPMC) divulgado recentemente pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os demais produtos, cujo aumento de preços foi significativo foram a madeira e contraplacado, com 20,7%, betão pronto, com 18,9%, aço (18,3%) vidros e artigos de vidro (17,6%), pedra britada e mármore (17,4%).

Para o engenheiro civil, António Venâncio, as razões para o aumento do preço do cimento em Angola tem que ver com a actual conjuntura económica do País aliada à desvalorização da moeda nacional e à inflação.

“Se olharmos atentamente para os custos fixos directos e indirectos, veremos que a alteração dos preços dos produtos e sobretudo dos combustíveis no mercado nacional terão influenciado sobremaneira no aumento do preço do cimento”, estima, notando que a indústria cimenteira no País se encontra fortemente afectada pela conjuntura económica actual. De acordo com especialista em fiscalização de obras, as características técnicas do sistema de produção, incluindo os altos consumos de energia e de combustíveis, que a tecnologia da produção dos componentes do cimento exige e a manutenção dos equipamentos contribuem para a estrutura de custos elevados do ciclo de produção do cimento.

Explica igualmente que a exploração em jazidas para a obtenção da argila e de calcários para a produção de clínquer, associado ao processo de transporte e acondicionamento é um processo custoso para uma cimenteira, onde o equilíbrio económico-financeiro só pode ser garantido com uma produção em grande escala e uma demanda crescente capaz de obter resposta no volume produzido.

“Quando o mercado reage com crises, ainda que temporárias, também o sector da indústria de materiais de construção vê-se bastante afectado. E como o cimento é o produto mais consumido no sector da construção civil, quer em Angola, quer no mundo inteiro – só ultrapassado pela água – então não se espera outra coisa senão o aumento do preço do cimento”, disse.

O País possui cinco fábricas de cimento, nomeadamente, Nova Cimangola e CIF (praticamente paralisada e em processo de privatização), em Luanda, Cimenfort, província de Benguela, Secil (Lobito) e FCKS, situada na província do Cuanza Sul. Até o ano passado o País possuía uma capacidade instalada de produção de em torno dos 8,6 milhões de toneladas de cimento por ano.

Convém ainda frisar, que o preço da venda do cimento em Angola é o mais baixo dos países da SADC, segundo a Cimangola, e daí a apetência pelo produto dos países limítrofes de Angola.

Nesta altura, a Nova Cimangola produz todos os meses cerca de 130 mil toneladas de cimento e desse número, 90 mil toneladas são vendidas no mercado interno e 40 mil são exportadas para países como o Gana, Camarões, Togo, Gabão, Benin, Costa do Marfim e Brasil.

[ad_2]

Source link

Notícias

Indonésia, Republika, Indonésio

[ad_1] REPUBLIKA.CO.ID, JAKARTA — Direktur Jenderal Bea dan Cukai Kementerian Keuangan Askolani buka suara soal tingginya sanksi administrasi barang impor. Dia menjelaskan besaran sanksi administrasi

Indonésia, Indo Pos, Indonésio

[ad_1] Harianjogja.com, DEPOK—Ombudsman Republik Indonesia (ORI) DIY meminta masyarakat untuk melapor jika menemui tiang-tiang kabel yang tampak semrawut. Laporan-laporan yang datang dari masyarakat ini akan

Hong Kong, South China Morning Post, Inglês

[ad_1] Hong Kong authorities will step up enforcement on illegal ride-hailing services and rogue taxi drivers over the coming Labour Day “golden week” holiday, while

Tailândia, Business Day News, Tailandês

[ad_1] มูลนิธิสุญญตาวิหารเผยหลักสูตรการดับทุกข์สำหรับผู้บริหารระดับสูงรุ่นแรก มีผู้สนใจในช่วงสองอย่างล้นหลาม รองประธานมูลนิธิฯเผยมีทั้งอดีตรัฐมนตรี อดีต สว. และอดีตปลัดกระทรวง สนใจ ชี้หลักสูตรนี้เหมาะกับโลกในยุคปัจจุบัน นายสมชาย เลิศด้วยลาภ รองประธานมูลนิธิสุญญตาวิหาร เปิดเผยว่าด้วยสถานการณ์ปัจจุบันสิ่งที่เกิดขึ้นทั้งในประเทศไทยและในโลก ทั้งปัญหาสังคม ปัญหาเศรษฐกิจ ปัญหาทุกอย่างอีกมากมายที่เกิดขึ้น สำหรับผู้บริหารจะมีการรับรู้และรับผิดชอบมากกว่าบุคคลทั่วไป ทั้งผู้บริหารหน่วยงานภาครัฐ และผู้บริหารหน่วยงานภาคเอกชน โดยทุกข์ที่เกิดขึ้นนั้น เกิดเพราะความรับผิดชอบที่มีต่อตัวเอง หน่วยงานและสังคม รวมถึงประเทศการเป็นทุกข์สำหรับผู้บริหารแล้ว มักจะไม่สามารถบอกหรือปรึกษาใครได้ เพราะความน่าเชื่อถือและความคาดหวังของคนในองค์กร